Tradutor automático

Horário de Brasília

30 setembro 2009

O Chico Buarque poaense

A literatura em Poá

Vou contar para vocês uma sinopse de uma novela baseada num livro de autoria de um escritor de Poá. Trata-se da história da busca de dois seres apaixonados, um homem e uma mulher, separados pela tragédia, pelo tempo e pelas diferenças sociais até o eterno reencontro. Dividida em duas fases – começa na década de 20 e depois é ambientada nos anos 40 –, é mostrado o grande amor entre Rafael, um botânico que cria rosas, e Luna, uma jovem bailarina, doce e delicada.
Quando os dois se conhecem é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. Entretanto, no dia em que Luna faz sua primeira apresentação como bailarina principal, no Teatro Municipal em São Paulo – dia que deveria ser o mais feliz da vida do casal, ocasião que Rafael a presenteia com uma linda rosa branca preparada exclusivamente para ela, a rosa Luna – uma tragédia se abate sobre o casal.
Mas, no meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina, a governanta da casa, é também prima de Luna. Amargurada, Cristina sente-se injustiçada. Luna é rica, casada com Rafael - a quem Cristina sempre desejou - e, para completar, herdou da avó as jóias da família, as quais Luna usa no dia de sua estréia.
Toda essa alegria do casal, no entanto, é interrompida quando, ao sair do espetáculo, Luna e Rafael são surpreendidos por dois bandidos - sendo que um, Guto, é um admirador de Cristina -, que roubam as jóias de Luna. Rafael, para defender a mulher, reage ao assalto e Guto, assustado, atira na direção do botânico. Luna, ao perceber que o marido será atingido, coloca o corpo na frente do dele para defendê-lo e leva o tiro no lugar de Rafael. Luna é levada para o hospital, mas não resiste e morre.
Enquanto Rafael se desespera com a morte da mulher, num casebre distante nasce Serena, filha de uma índia com um garimpeiro. Serena cresce em uma aldeia indígena com estranhos comportamentos. Às vezes, olha para um lago e vê uma flor que ela não conhece - uma rosa branca - refletida nas águas. Em outros momentos, desenha casas grandes que não existem na região, o que chama a atenção de Cleyde, a professora da aldeia. Cleyde acha um mistério o que ocorre com Serena. Mas, o pajé da aldeia explica que Serena tem um sonho dentro de si e, se o sonho for forte demais, ela terá que, um dia, buscá-lo.
Os anos passam, Serena vai crescendo e, enquanto isso, Rafael nunca esqueceu Luna. Tornou-se um homem sério e fechado em si mesmo e nunca mais foi capaz de criar uma nova espécie de rosa. Quando Serena se torna moça, um jovem índio, José Aristides, a pede em casamento. Ela fica em dúvida mas, após receber a notícia da morte da mãe e presenciar a invasão da aldeia por garimpeiros - sendo que um deles é seu pai -, decide partir em busca de seu sonho.
Serena parte rumo a São Paulo, mais especificamente Roseiral, e, ao chegar na região, vai trabalhar como empregada na casa de Rafael. Quando os dois se vêem, Serena o reconhece sem saber de onde, emocionada. Ele a encara surpreso. Há um momento mágico entre os dois. Por um instante, Rafael fica estranhamente perturbado. Em seguida, ele a trata de forma rude e ela sai assustada, mas acaba sendo contratada por Cristina para trabalhar na casa. O primeiro momento de Serena na casa é de grande emoção. Ela sente algo pelo lugar e, ao se encontrar com Felipe, filho de Luna, imediatamente sente um impulso de mãe para filho. Ao mesmo tempo, mais importante que tudo, resta um amor que fala mais alto do que Rafael e Serena conseguem entender.
Inicia-se assim a história entre Rafael e Serena, uma trama envolta em mistério, marcada por acontecimentos inexplicáveis e sempre cercada de muita emoção. Cristina e sua ambiciosa mãe, Débora, sentem que Serena representa uma ameaça aos seus planos: obter a fortuna de Rafael através de seu casamento com Cristina.
Esta é a sinopse da novela "Alma Gêmea". Algum tempo atrás, Carlos de Andrade acusou a Rede Globo de plagiar sua obra, "Chuva de Novembro", de 1977, alegando que a produção tem "similaridades demais". Atualmente, a novela está sendo reprisada em "Vale a Pena Ver de Novo".
Conheça o site oficial do livro, onde você ficará sabendo a sinopse do livro que a emissora dos Marinho utilizou para plagiar a novela. Quando toda essa dor de cabeça chegará ao fim?

Não acredito que haja outros blogs sobre Poá!

Um dos blogs é o Blog de Poá - SP, feito por dois funcionários públicos que cansaram de ver políticos corruptos e que, como eu, amam esta cidade. Eles se chamam Paulo Souza e Leandro de Jesus, vivem em Poá e fazem de tudo um pouco.
Ainda não tive a oportunidade de conhecê-los, já que escrevo meus textos direto de lan houses. No entanto, eles não têm frescura, nem rabo preso, como diz uma das chamadas do blog.
Super dedicados, eles criaram esse blog, que mais parece um informativo, já que reúne tudo o que aconteceu na cidade ultimamente. Sem dúvida, é completo, tem notícias da prefeitura e dos bairros, um verdadeiro "jornal".
O Blog de Poá - SP é atualizado de tempos em tempos. Emocionantemente emocionante. Acesse-o e confira! http://poa-sp.blogspot.com/.

28 setembro 2009

Na semana passada, aconteceu em Poá...

Perguntas sobre Poá

Conforme o prometido, vou postar aqui para todas as pessoas que queriam informações básicas sobre minha cidade, Poá.
Pergunte o que você quiser, mas, desde já, saiba quais são elas para depois não se sentir como uma pessoa "estranha no ninho" - principalmente você que é de outro país e está acessando meu blog neste momento. Let's go (vamos lá):
1 - Qual é o DDD de Poá?
O DDD do município é 11.
2 - Qual é a faixa de CEP?
Vai de 08550-000 até 08568-000, de acordo com informações dos Correios.
3 - Quem é a padroeira do município?
A padroeira é Nossa Senhora de Lourdes.
4 - A que vínculo diocesano pertence Poá?
O município pertence à Diocese de Mogi das Cruzes.
5 - Quantos vereadores possui a Câmara Municipal?
A Câmara Municipal possui 11 vereadores.
6 - O município pertence a qual comarca?
Poá pertence à comarca de mesmo nome.
7 - Quantos eleitores há no município?
Há 80.510 eleitores, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral paulista.
8 - Em que país fica localizado o município de Poá?
Poá fica localizado no Brasil.
9 - Em que macrorregião se localiza?
O município se localiza no Sudeste.
10 - Qual a área urbana do município?
A área urbana é de 15,71 km², segundo informações da Embrapa.
11 - Qual é o potencial de consumo de Poá?
O potencial de consumo é de 0,056, estimativa de 2008 informada pela Prefeitura.
12 - Qual é o Índice Gini do município?
O índice é de 0,39, est. 2003 informada pelo IBGE.
13 - Quantos trabalhadores são registrados no município?
Há 62.371 pessoas registradas, segundo informações do IBGE divulgadas em 2006.
14 - Quantas empresas estão instaladas no município?
Há 18.131 empresas instaladas, de acordo com informações do IBGE divulgadas em 2006.
É isso aí.
Até mais e aguardo mais dúvidas de vocês.

Obrigada... pelas dez visitas!

Gostaria de agradecer às dez pessoas que acessaram meu blog até esta tarde: nove brasileiras e uma americana que, pelo jeito, está interessada em conhecer Poá. Mas ainda é pouco. No decorrer desta semana mandarei bastantes dicas de como você pode interagir com o blog. Tenho muito para contar. É aguardar e conferir.

Dúvidas sobre Poá?

Dúvidas sobre a cidade de Poá? Mande JÁ suas perguntas no item "comentários" que responderei com muito prazer.

No Poá Faz o Show, imagens do município

Confira imagens do município de Poá no meu blog. Como, por exemplo, a do Coral Municipal. Veja as imagens que ninguém vê em nenhum veículo de comunicação clicando aqui!

25 setembro 2009

Poá bairro a bairro: Água Vermelha

Rua Água Vermelha, no bairro homônimo.

Água Vermelha é um
bairro do município de Poá, no estado de São Paulo.
O local abriga a sede do clube recreativo, social e de futebol
Associação Atlética Poaense que foi fundado em 1º de junho de 1928, o bairro fica próximo do Jardim Nova Poá.

Fonte:
Wikipédia.

Crédito da foto: site Apontador.

23 setembro 2009

Lista Miss Orquídea







O concurso de Miss Orquídea foi criado juntamente com a Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais de Poá, em 1970.

1970 - Não houve concurso
1971 - Não houve concurso
1972 - Nanci Marçuli
1973 -
1974 -
1975 -
1976 -
1977 -
1978 -
1979 -
1980 -
1981 -
1982 -
1983 -
1984 -
1985 - Vilda do Amaral
1986 -
1987 -
1988 -
1989 -
1990 -
1991 -
1992 - Gisele Diniz
1993 -
1994 -
1995 -
1996 - Carla Arias
1997 - Cássia Bezerra
1998 - Joyce Zaidan
1999 - Andressa Balbueno
2000 - Daniela Nogueira
2001 - Eliúde Gardens
2002 - Viviane Dias
2003 - Não houve concurso
2004 - Amanda Borges
2005 - Aline Assis
2006 - Diamila Si Alemão
Em 2007 não houve concurso de Miss Orquídea, foram eleitas cinco recepcionistas:
2007 - Aline Rodrigues
2007 - Aracely Andrade
2007 - Nívea Zangrande
2007 - Paula Souza
2007 - Rosilene Mota
2008 - Pamela Ferreira
2010 - Thaís Moura


2011 - Pamela Ferreira

De 2001 a 2006 (exceto em 2003), o concurso chamou-se Miss Orquídea/Comec. A partir de 2008, passou a se chamar Rainha Expoá. Em 2009, a Rainha Expoá foi eleita, mas o evento deixou de ser realizado em virtude da epidemia de gripe suína.
Esta lista está incompleta. Quem tiver informações sobre todas as vencedoras do concurso desde a sua criação, favor
entrar em contato comigo.




Crédito da foto: Miss Orquídea 2005 - Jornal do Município.




(Atualizado em 13 de setembro de 2011.)

21 setembro 2009

Mais uma semana de acontecimentos em Poá

Confira o que aconteceu em Poá na semana de 13 a 19 de setembro:
Bilhete Único: somente duas pessoas fizeram o cadastro
Benefício foi implantado na semana passada. Baixa procura pode estar relacionada à falta de divulgação
Uma semana após a criação do Bilhete Único municipal em Poá, apenas dois usuários do transporte coletivo se cadastraram para ter direito ao benefício de utilizar dois ônibus e pagar uma passagem no período de uma hora. O número é o reflexo da falta de divulgação do novo cartão eletrônico, tanto por parte da prefeitura quanto pela concessionária Radial Transportes.
No posto de recarga, no centro, não há um cartaz informativo sobre o assunto.
Os passageiros ouvidos pelo DAT demonstram desconhecimento do novo Cartão Ônibus Municipal Poá (ComPoá). A dona de casa Adenilde Almeida Joaquim, de 58 anos, não sabia que a cidade tem Bilhete Único.
Usuária do Terminal Rodoviário Ayrton Senna, na região central, Adenilde conta que utiliza com pouca frequência os coletivos municipais, mas gostaria de mais informações sobre o ComPoá para saber se compensará fazer o cadastro. "Pelo o que dizem parece ser bom, mas não vi nenhuma divulgação dentro do ônibus nem no terminal do Kemel", afirma.
A 100 metros do terminal, fica o Espaço Radial, local reservado pela concessionária para a recarga dos cartões. No mural da empresa, não há qualquer painel de orientação ao usuário sobre a existência do Bilhete Único no município. "Fiquei sabendo pelo jornal, as pessoas estão comentando, mas a divulgação tem sido mais no boca a boca", diz a doméstica Bernadete Maria Bezerra, 42, ao sair do posto de recarga.
O gerente de Relações Públicas da Radial, Juracy Vieira Salvador, foi procurado, mas estava em uma reunião e não respondeu às ligações. A prefeitura informa por meio de sua assessoria que prepara uma divulgação maciça sobre o Bilhete Único na próxima semana.
Prefeitura - O prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, disse que não há possibilidade de se fazer uma avaliação do programa, uma vez que o governo promove as divulgações para que primeiro a população esteja ciente. O pedetista enfatiza que é um sistema de grande importância para a cidade e as estratégias de veiculação ocorrerão da melhor maneira possível.
Protesto no centro reúne 80 pessoas
Cerca de 80 pessoas, segundo a Polícia Militar, foram às ruas do centro de Poá ontem para cobrar uma resposta sobre a construção de casas na região dos Jardins Tereza Palma e América. Além disso, segundo o líder dos manifestantes, José Carlos Ferreira da Silva, o Zé Carlos Sem-Terra, o grupo pede a reabertura da maternidade Maria de Nazaré, a distribuição dos uniformes escolares, o fim da intimidação contra alguns líderes religiosos e a contratação sem licitação da empresa Maktub, por R$ 10 milhões, para o fornecimento de 2,4 mil cestas-básicas.
O movimento organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Ações Comunitárias do Brasil (Indesb), de Itaquá, saiu da Praça do Relógio e foi até o Paço Municipal. Uma comissão de quatro integrantes foi recebida pelos secretários municipais de Governo e Saúde, Ali Sami El Kadri, de Assuntos Jurídicos, Erivânia Rosa Andrade El Kadri, e de Habitação, Dorval da Costa Torres.
Esta é a segunda vez que o Idesb organiza um protesto. Em maio, a prefeitura prometeu analisar os projetos de moradia. "Estamos voltando justamente por isso", declarou Zé Carlos.
Sobre as reivindicações apresentadas, Torres e Zé Carlos marcaram uma reunião no próximo dia 30 para discutir o assunto.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da prefeitura, o secretário de Habitação justifi cou que assumiu o cargo há menos de um mês e a pasta está em fase de estruturação, por isso não tomou conhecimento do projeto.
Em relação à reabertura da maternidade, El Kadri disse que o governo atual encontrou a unidade fechada no dia 20 de dezembro pela gestão anterior, por conta de infiltrações no prédio. Ele ressaltou que a administração estuda formas de reabrir a unidade, mas não deu um prazo.
Em relação aos uniformes escolares, El Kadri reconheceu que houve um problema na licitação deste ano, por conta do material de baixa qualidade oferecido pelas empresas e que, ainda neste ano, fará uma nova concorrência para que em fevereiro de 2010 todos os alunos tenham novas roupas.
O governo municipal respondeu também às críticas sobre a contratação do Maktub, dizendo que a licitação teve um aditamento, pois o contrato foi firmado em 2007 e permite a renovação por cinco anos. "O prefeito queria distribuir o cartão- alimentação de R$ 120 por mês, mas os funcionários não quiseram, por isso mantivemos o contrato com o Maktub, que oferece produtos de qualidade", concluiu El Kadri.

17 setembro 2009

Poá Faz o Show - O blog

A primeira postagem do blog Poá Faz o Show foi publicada no último dia 31 de agosto. Este é um blog que mescla entretenimento, diversões, imagens da cidade e notícias da semana.
O desejo de criar um blog sobre o município de Poá marca uma nova fase na minha vida. Mas nem por isso pretendo mudar meu estilo ou o formato de texto que me tornou... nem sempre um sucesso. Minha marca pessoal estará mais forte do que nunca. Afinal, a Vivian no Blogspot (Blogger) é a mesma de sempre, postando assuntos que mexem com a esperança e a imaginação do internauta.
Claro que vou continuar postando minhas opiniões a respeito do que acontece na cidade. Por exemplo, na saúde, na educação, na segurança, no trabalho e até na cultura. Pretendia escrever sobre a Expoá, mas como o evento foi cancelado, decidi deixar para uma outra oportunidade.
A cidade de Poá é mesmo fantástica. São 17 km² de extensão distribuídos em vários bairros - certamente deve ter alguns que nunca passei, por questão de tempo. Tem uma altitude de 760 m² e o horário é o mesmo de Brasília - por isso que coloquei no blog um relógio, para não ter mais que recorrer a outros blogs. A cidade é super fabulosa, cheio de atrativos que se adequam a cada uma das leis que devem ser cumpridas pelo povo e pelas autoridades. Vai supreender - palavra de Vivian de Poá.
Para dar mais movimento ao blog, não ficarei presa às notícias. Estou à disposição para os comentários dos internautas. Alertas também ganharão espaço importante no blog. Por enquanto ainda não conto com nenhum colaborador, mas qualquer pessoa pode se oferecer para me mandar novidades exclusivas para o blog.
O blog Poá Faz o Show também será parceiro de outros blogs do servidor Blogger, em especial de blogs dedicados aos jovens. Para isso, qualquer um clicará no link que estiver disponível na página e assim ficar sabendo sobre o que os autores estão postando neste momento.
Quem me acompanha vai ter a curiosidade de acessar o blog. E além disso tem, naturalmente, as pessoas que vão se surpreender com as novidades de Vivian no Blogger.

15 setembro 2009

A semana em Poá (quando estreei idade nova)

Na semana em que estreei idade nova, aconteceram coisas interessantes em Poá. Confira:
Centro de lazer será entregue com atraso
O serviço estava previsto para ser concluído no final do mês passado, mas as chuvas das últimas semanas atrapalharam a produção que está em fase de acabamento
A construtora Suzuki Engenharia e Construções Ltda. pediu mais 45 dias para terminar o centro de lazer na avenida Anchieta, na região central de Poá. As obras estavam previstas para serem concluídas no final do mês passado, mas as chuvas das últimas semanas atrasaram o serviço, que está em fase de acabamento.
Segundo o secretário de Obras, Paulo Silas Dornelas, a empreiteira apresentou o pedido de aditamento de prazo na primeira semana deste mês. "As obra está quase pronta. Os quiosques foram finalizados e as quadras também. Resta apenas o acabamento final e o paisagismo com plantas e flores", explica o chefe da pasta.
O recurso faz parte de um pacote de R$ 4 milhões, vindos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do governo estadual, para a recuperação do Centro Histórico. O dinheiro inclui outras praças do município como Atílio Santarelli, João Felippe Júnior, Praça do Relógio e dos Expedicionários e Rui Barbosa. Nesta última, as obras estão em andamento e a expectativa da prefeitura é de entregar o local pronto até o fim do ano. Os serviços tiveram início em outubro de 2008 e houve duas prorrogações de prazo para a obra.
Pelo projeto original, o novo centro de lazer poaense terá duas quadras poliesportivas, oito quiosques para descanso, pista de corrida, brinquedos para crianças e espaço reservado para barracas de artesanato. A calçada recebeu recuo para a instalação de estacionamento a 45 graus. O largo terá novos pontos de iluminação e será cercado com grade sobre muros, nos moldes dos padrões da Praça da Bíblia. Haverá bicicletário e estacionamento com vagas para portadores de deficiência física. Além disso, o local contará com vestiários e guaritas para a comodidade e segurança dos frequentadores do parque.
Nova praça - A prefeitura vai desapropriar um imóvel no número 310 da avenida Brasil, de 150 metros quadrados próximo a alça de acesso ao viaduto Tancredo de Almeida Neves, para fazer uma praça.
De acordo com o prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, o custo da desapropriação está avaliado em cerca de R$ 100 mil.
Como na casa possuem moradores, o prefeito garantiu que a família será indenizada. "Este é um processo antigo, que já era para ter sido resolvido e agora, conseguimos um acordo. Vai incorporar a praça Rotary, que fica do lado esquerdo", explicou o prefeito Testinha durante entrevista.
Prefeitura lança novo site na internet
Depois de sete meses sem atualização, a Prefeitura de Poá lança o novo site na internet. Com um visual adaptado as novas cores do município, azul, laranja e branco, a página eletrônica conta com notícias do dia-a-dia da administração municipal, a agenda diária do prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha e o telefone e os e-mails de contatos dos secretários e diretores municipais. O site não tem uma seção de prestação de contas. A expectativa é que o pedetista faça o lançamento oficial nesta semana.
Na página principal do endereço eletrônico http://www.poa.sp.gov.br/ é possível visualizar as últimas notícias e links sobre os serviços oferecidos ao Núcleo de Atendimento à População (NAP), ao sistema de recolhimento fiscal do Imposto sobre Serviços eletrônico (e-ISS) e ao mais recente sistema de ouvidoria municipal, o "Fala Poá". Na parte inferior, a prefeitura disponibiliza números de telefones úteis de repartições públicas da cidade e de pontos de táxis existentes.
No menu com acesso as secretarias municipais, a prefeitura não criou as seções para as duas pastas criadas neste mês: Meio Ambiente e Recursos Naturais e Habitação.
No setor "Poá Notícias" é possível fazer uma busca por data de releases produzidos pela Diretoria de Comunicação e organizar a visualização por assuntos de determinados orgãos. No item "Cidade", há diversas informações sobre o histórico poaense, entre eles, a origem do município, a presença de Padre Eustáquio, como vigário, as fontes de águas minerais, entre outros. No evento de lançamento da ouvidoria municipal, Testinha prometeu divulgar as contas do município pelo site. Até ontem, não havia nenhuma seção disponível para esta finalidade.
Liberação da área para instalação de agência depende do Estado
Um terreno com cerca de três mil metros quadrados, localizado na avenida Antonio Massa, no centro de Poá, está reservado para a construção da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A área pertence ao governo do Estado e atualmente está ocupada com a delegacia de polícia.
O prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, aguarda a regularização do terreno para que o governo federal inicie as obras. "Não temos um prazo. Mas pedi urgência", afirmou, durante o lançamento do site da prefeitura ontem.
A área de 3.219 metros quadrados fica entre a avenida Antonio Massa e a alameda Pedro Calil e, na época em que foi destinada ao Estado, esta última via não existia, o que fez com que o terreno fosse dividido.
De acordo com informações da Secretaria de Administração de Poá, para que o local esteja disponível é necessário que o governo estadual devolva o imóvel ao município. Assim que a prefeitura receber o documento denominado título aquisitivo de propriedade, o Executivo poderá apresentar um novo projeto de lei à Câmara, que efetue a doação do espaço para o governo federal.
A área foi aprovada pela gerencia executiva do instituto em visita a Poá em fevereiro. A cidade foi contemplada por conta do volume de benefícios requeridos ao INSS por poaenses.
Um último levantamento identificou que, de janeiro a outubro de 2008, dos 109,6 mil pedidos, na gerência regional de Guarulhos, 4.138 foram feitos por moradores do município. A expansão das redes de atendimento prevê a implantação de novas agências em municípios com mais de 20 mil habitantes.
Internet - O novo site da prefeitura está no ar desde a última sexta-feira.
A intenção é transformá-lo em um portal com informações de cada secretaria e diretoria, e oferecer funcionalidades como emissão de 2ª via de certidões, acesso aos contratos e licitações e, no futuro, criar uma tevê via Internet.
Bilhete Único estreia sem adesão
Os passageiros do transporte municipal de Poá têm dúvidas em relação ao Bilhete Único, que entrou em funcionamento ontem.
Muitos usuários demonstraram desconhecer o sistema.
No primeiro dia de operação do Cartão Ônibus Municipal Poá (ComPoá), a empresa Radial Transportes não efetuou nenhum cadastro.
O prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, afi rmou que, dentro de 15 a 20 dias, será possível obter um balanço, que permite que o passageiro pegue o segundo ônibus sem pagar uma nova tarifa, no período de uma hora. "Não temos informação de reclamações sobre o Bilhete Único. Vamos ampliar a divulgação", comentou o prefeito.
Câmara rejeita criação de comissão
A Câmara de Poá rejeitou o pedido de cassação do mandato do prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, na sessão de anteontem.
Por seis votos contrários, um favorável e três abstenções, os vereadores não abrirão uma Comissão Processante (CP) para investigar a denúncia apresentada pelo advogado Paulo Elias da Silva. A ação questiona a prefeitura por não conceder o direito à defesa aos comerciantes de CDs e DVDs piratas e destruir as mídias.
Conforme prevê o regimento interno, o primeiro-secretário, Lauriston Barros (PV), fez a leitura na íntegra da denúncia, protocolada no dia 2.
Segundo o presidente do Legislativo poaense, Ricardo Massa (PP), o documento não estava claro. "Os vereadores entenderam que o material apresentado não continha nenhuma denúncia. Agora, caberá ao Ministério Público apurar", disse.
Votaram contrários ao pedido de cassação Azuir Marcolino Cavalcante (PTB), Deneval Dias do Nascimento (PRB), Edison Rodrigues (DEM), Mário Sumirê (DEM) e os vereadores do PDT Luiz Antonio Soares de Oliveira, o Tonho, e Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos da Indaiá. Wellington Lopes (PTB) votou favorável à abertura da CP, enquanto Fernando Rodrigues Molina Júnior (PV), o Júnior da Locadora, Augusto de Jesus Silva (PRB) e Lauriston Barros (PV) se abstiveram.
Clandestinos - A Câmara aprovou em primeira votação o projeto de lei nº 055/09, do Executivo, que proíbe a remuneração do transporte de passageiros feitos por veículos clandestinos no município.
Na prática, a medida pode se aplicar ao serviço da Reserva Técnica Operacional (RTO), gerenciada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
Testinha é contra a circulação dos RTOs, por entender que os veículos não oferecem um serviço de qualidade. O Sindicato dos Operadores Regionais de Coletivos Autônomos e Motoristas do Estado de São Paulo (Sindiorcas) promete entrar na Justiça caso a nova lei impeça a circulação das vans. O projeto passará por segunda votação na próxima terça-feira.
Definição sobre plano sairá na próxima semana
Comissão Mista irá divulgar a responsável pela elaboração do documento com diretrizes à questão do saneamento na cidade
A Comissão Mista de Saneamento de Poá se reunirá na próxima semana para defi nir a empresa que fará o Plano Municipal de Saneamento.
Os integrantes querem mostrar ao prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, as propostas técnico-fi - nanceiras elaboradas pelo Instituto Universidade-Empresa (Uniemp) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os custos não foram divulgados, mas a estimativa é de que o documento não sairá por menos de R$ 100 mil.
A data e a hora da reunião não estão defi nidas, pois aguardam um espaço na agenda do prefeito. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Fernando Almeida Poyatos, estas duas instituições foram as únicas que apresentaram propostas. A expectativa da prefeitura é que o levantamento esteja concluído antes do fi nal de 2010. O Plano de Saneamento é um trabalho elaborado com o objetivo de apresentar as linhas de ação referentes ao abastecimento de água e à coleta e tratamento de esgotos. Em alguns casos, o município prevê outras ações, como a coleta e destinação final de lixo, a drenagem de águas pluviais, o uso e ocupação do solo, entre outras.
Atualmente, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é o órgão responsável pelo abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos no município. A Assessoria de Imprensa da Sabesp informou que o contrato com Poá existe desde 1977 e a última renovação prevê a prestação de serviços até 31 de dezembro de 2010. Com o plano fi nalizado, a prefeitura definirá qual será o modelo de oferta de saneamento que a cidade terá para os próximos anos.
Para conhecer os tipos de serviços existentes, o prefeito e a Comissão Mista visitaram no mês passado a empresa Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), que funciona como autarquia, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), na capital, e a unidade regional de Itaquera da Sabesp.
Na semana passada, a comitiva foi à Estação de Tratamento de Água (ETA) em Suzano.
Poyatos negou que o anúncio de R$ 9 milhões em investimentos pela Sabesp no município pode ter algum tipo de influência na renovação do contrato. "Para nós, os investimentos não querem dizer nada. O plano é que vai fornecer o embasamento para tratar as melhores propostas para o município", finalizou.
Ouvidoria já fez 600 atendimentos
Em dez dias de operação, o novo serviço de Ouvidoria de Poá fez em média 600 atendimentos, conforme informou a Assessoria de Imprensa da prefeitura.
A partir de segunda-feira, o reclamante acompanhará as queixas por um número de protocolo até que elas sejam resolvidas. O número de casos solucionados não foi divulgado.
Para muitas pessoas, o serviço, lançado no dia 1º, tem servido como uma espécie de disqueauxílio à lista telefônica. As principais ligações recebidas são dúvidas simples, como qual é o número de telefone de determinada secretaria municipal, do Núcleo de Atendimento à População (NAP) e até de órgãos que não integram o governo local, como a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
De acordo com a Assessoria de Imprensa, são feitos em média 60 atendimentos diários, dos quais cerca de dez para elogios e agradecimentos.
As reclamações campeãs em número de ligações são buracos nas ruas e o conserto de iluminação pública que, neste caso, é de responsabilidade da concessionária Bandeirante Energia. A prefeitura não informa em números a quantidade de cada tipo de queixa, porque este levantamento é feito manualmente.
Para melhorar o acompanhamento dos pedidos, a coordenação da Ouvidoria anunciou que na próxima semana as ligações serão registradas por meio de um protocolo, no qual, após o pedido, será enviado um telegrama ao morador para comunicar o andamento da reivindicação.
O "Fala Poá" recebe as reclamações por diversos canais de comunicação: telefone 156, e-mail (falapoa@uol.com.br), Internet (http://www.falapoa.com.br/) e bate-papo on-line com uma das oito atendentes.
A meta da prefeitura é atender em até 48 horas. Para reclamar é necessário informar o nome completo, bairro, e-mail (se tiver), data de nascimento e telefone fixo ou celular. A Ouvidoria funciona de segunda a sábado, das 8 às 17 horas.

11 setembro 2009

A semana em Poá

Veja o que aconteceu em Poá durante a semana:
Lixo terá nova concorrência pública
A Prefeitura de Poá abrirá concorrência pública para contratar uma empresa de varrição de vias públicas no próximo mês. A informação foi confirmada nesta semana pelo prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha.
A administração municipal renovou o contrato de R$ 6 milhões com a empreiteira Pajoan, para a coleta e destinação do lixo por mais um ano. Hoje, a responsável pela limpeza e conservação das ruas da cidade é a Transbahia Paulista Transporte e Remoção de Resíduos Poá Ltda.
Em janeiro deste ano, o governo fez uma contratação emergencial, por seis meses, até que o processo de licitação fosse concluído.
Segundo o prefeito, a concorrência teve de ser refeita, pois houve uma contestação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). "Estamos acertando a documentação. Já pedi urgência, pois não é legal mantermos o contrato de forma emergencial".
A administração pagou R$ 1.253.997,25 à Transbahia durante um semestre e, no mês passado, o governo firmou um novo contrato emergencial com a empresa, que inclui varrição, limpeza e lavagem de vias ao término das feiras livres e a capinação das praças durante 90 dias. Este contrato vence em outubro e custará R$ 626.998,62.
Coleta de lixo - A prorrogação do contrato de transporte e destinação de lixo com a Pajoan terá vigor até maio de 2010. Com isso, a empreiteira continuará a fazer a coleta e é responsável por dar o destino correto aos resíduos. O governo municipal pagará mais de R$ 6,3 milhões à Pajoan durante um ano.
Mesmo com a crise do lixo envolvendo a Pajoan, cujo aterro foi interditado, Testinha manteve a empreiteira para fazer a sua coleta diária nos bairros. "Por enquanto, não vamos rescindir. O serviço está funcionando sem problemas", afirmou.
Poá produz 55 toneladas de lixo por dia, que provisoriamente estão sendo despejados no aterro Essencis, em Caieiras.
Fonte: Diário do Alto Tietê, 30/08/2009.

Ouvidoria promete resposta em 48h
Cidadão tem contato direto com a Prefeitura de Poá via telefone, e-mail, fax ou em tempo real num bate-papo pela Internet
A nova Ouvidoria da Prefeitura de Poá promete atender às reclamações em até 48 horas. Ontem pela manhã, o prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, fez o lançamento do Fala Poá, que receberá as queixas pelo telefone 156, por e-mail, fax e via bate-papo na Internet em tempo real com uma das atendentes.
A administração municipal pagará R$ 7 mil por mês para uma empresa terceirizada gerenciar o serviço.
Antes, as reclamações eram feitas por escrito no Núcleo de Atendimento à População (NAP), mas não havia um sistema de acompanhamento para saber em quanto tempo o problema seria resolvido.
"A nossa expectativa é receber umas 50 reclamações por dia e atendê-las em 48 horas.Faremos o possível para diminuir este número", afirmou a supervisora do Fala Poá, Daiane Gomes dos Santos.
Testinha pretende ampliar o número de atendentes conforme a demanda exigir no futuro.
"Com este serviço, vamos saber as necessidades da cidade e isto vai trazer um dinamismo ao governo. Teremos umas três semanas para entrar em fase de adequação do sistema e depois podemos ampliar o projeto", comentou.
A partir desta semana, o reclamante pode entrar em contato por uma das formas de comunicação disponíveis e o usuário receberá um protocolo. Com este número, ele poderá saber para qual órgão a crítica foi encaminhada e quando a prefeitura enviará técnicos ao local.
As reclamações da população podem ser variadas, desde buracos na rua, lixo em terreno baldio, poda de árvores, entre outros.
A administração municipal espera receber sugestões e elogios dos atendimentos resolvidos.
Serão 16 atendentes, das quais oito em cada turno.
A Ouvidoria vai funcionar de segunda a sábado, das 8 às 17 horas. Nos próximos 20 dias, a prefeitura promete lançar o novo site do governo municipal.
Novos secretários falam sobre projetos
Dois novos secretários municipais de Poá assumiram os cargos ontem. O ex-assessor técnico de Obras Fernando Almeida Poyatos comandará a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, e o presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Dorval da Costa Torres, será o secretário de Habitação.
Poyatos já anunciou que sua primeira ação de governo será resolver o problema do esgoto despejado irregularmente na Vila Áurea, que ameaça contaminar as fontes de águas minerais.
Segundo ele, a desapropriação do terreno, que foi ocupado por invasores, está em curso e deve sair até o fi nal deste ano.
Com a retirada dos moradores desta área particular, a prefeitura poderá contratar uma empresa para fazer um estudo de solo e verificar qual o grau de contaminação existente. "Vamos estruturar a secretaria e atuar com firmeza na região das fontes para protegê-las", declarou Poyatos, que foi diretor de Meio Ambiente na gestão de Roberto Marques (PTB).
O novo secretário de Habitação pretende tomar conhecimento do andamento do programa federal "Minha Casa, Minha Vida" Ao lado do prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, Torres informou que, nesta primeira etapa do programa, a expectativa da prefeitura é criar cerca de 500 unidades habitacionais em pelo menos três bairros: Vila Perracine, Jardim Tereza Palma e Cidade Kemel. "Temos algumas solicitações de construtoras e precisamos desapropriar terrenos para dar prosseguimento ao projeto", destacou o petista.
Empresa é multada por despejo ilegal
O prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha, flagrou na manhã de ontem um caminhão despejando entulho numa área de preservação ambiental na avenida Capitão Pedro Esperidião Hoffer, no Jardim Nova Poá. A responsável pelo despejo, Alô Entulho, foi autuada em R$ 4.650,00.
Durante uma vistoria às obras de revitalização da avenida Campo Grande, o prefei to foi informado por moradores que o despejo de materiais, como madeira, azulejo, concreto, entre outros, estaria ocorrendo naquele momento.
Testinha seguiu até o local e chamou a Guarda Civil Municipal (GCM) para fazer a autuação.
Também foram acionadas as polícias Ambiental e Civil.
A empresa deverá responder um inquérito por crime ambiental.
Testinha lança Bilhete Único Municipal
Prefeito de Poá deve promulgar hoje a lei que autoriza o benefício de pagar apenas uma tarifa, no período de uma hora
O prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, lança hoje, às 15 horas, o Bilhete Único municipal. O pedetista adiantará como vai funcionar o sistema nas quatro linhas oferecidas pela Radial. A cidade será a primeira do Alto Tietê a oferecer o cartão de recarga. Segundo a Secretaria de Administração, o decreto que regulamenta o serviço será publicado amanhã. Testinha deve promulgar a lei hoje e apresentar os detalhes do novo sistema de bilhetagem eletrônica.
De acordo com informações obtidas pela Radial, o passageiro poderá usar o cartão por uma hora sem precisar pagar a segunda tarifa.
O preço da passagem de R$ 2,30 será mantido e a empresa preparou um imóvel denominado Espaço Radial, na avenida Leonor Bolsoni Marques da Silva, 259, no centro, para posto de recarga dos créditos.
Diferentemente do que ocorre na capital, onde uma empresa terceirizada faz o gerenciamento do serviço de recarga dos cartões, em Poá será a própria concessionária de ônibus.
A Radial possui hoje 17 ônibus que operam as seguintes linhas: Circular 01 - Vila Perracine, Circular 02 - Via Hospital de Poá, Jardim Nova Poá-Jardim São José e Circular Emília - Via Estação de Poá. A cidade tem terminais em três bairros: Jardim São José, Cidade Kemel e na região central.Os veículos foram adaptados com catraca eletrônica e possuem um dispositivo conhecido como validador, para a leitura dos cartões.
O custo total para a criação do Bilhete Único e o volume de passageiros transportados diariamente não foram informados.
Testinha adiantou que 100% do investimento para a implantação do sistema será aplicado pela empresa, o governo municipal terá contrapartida. O projeto de lei que cria o sistema é de autoria do vereador Augusto de Jesus Silva (PRB) e permite que, no futuro, o município firme convênio com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para integrar as linhas de ônibus intermunicipais. O Estado tem a intenção de criar o Bilhete Integrado Metropolitano, cuja licitação está em andamento.
Poá contrata clínica para reduzir fila
A Secretaria de Saúde de Poá promete reduzir de seis meses para até 30 dias o tempo de espera para a realização de exames, como teste ergométrico, eletrocardiograma e eletroencefalograma.
A prefeitura contratou a empresa Gardiencor Clínica Médica Ltda. por um ano para fazer 12 tipos de procedimentos.
A pasta não soube informar qual é a demanda atual, mas estima-se que só para teste ergométrico há uma fi la de 400 pacientes no ano.
O valor a ser pago pela administração municipal é de R$ 79 mil, ou R$ 6,5 mil por mês.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Ali Sami El Kadri, para agendar um exame de média complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS), o usuário da rede pública tem de esperar de seis a sete meses, dependendo do procedimento necessário.
"Vamos fazer um mutirão para acabar com a demanda reprimida", afirma. De acordo com a Assessoria de Imprensa da prefeitura, pacientes que precisavam deste serviço tinham de aguardar agendamentos em hospitais de referência, como, por exemplo, o Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos. O atendimento começou nesta semana. A pessoa deve passar por uma consulta em um posto de saúde poaense e retirar a guia de encaminhamento dada pelo médico. O laboratório fará teste ergométrico, eletroneurografi a, eletroencefalograma, biopsia de próstata, laringoscopia, nasolaringoscopia, nasolaringofi broscopia, ultrassom de próstata retal, otoneurológico, ecocardiograma, espirometria e eletrocardiograma.
Os resultados sairão em até 20 dias. A Gardiencor fica na rua Comendador José Rea, 176, na Vila Réa.
A prefeitura contratará uma nova empresa para fazer exames de análises clínicas, como sangue, fezes e urina. Atualmente, a clínica Deliberato tem convênio com a administração e faz uma média de 600 procedimentos mensais. O governo quer superar este número e diversificar a oferta.
"Minha Casa, Minha Vida" em Poá construirá 524 casas no Jd. Picosse
Projeto das moradias populares foi entregue ontem à Caixa Econômica Federal e as obras deverão ter início no ano que vem
Na primeira fase do programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida" em Poá, a prefeitura pretende construir 524 moradias para pessoas de baixa renda na região do Jardim Picosse. O projeto executivo foi concluído e entregue ontem à Caixa Econômica Federal (CEF).
A expectativa do secretário municipal de Habitação, Dorval da Costa Torres, é de que, em outubro, o banco apresente um parecer preliminar sobre as áreas indicadas. O chefe da pasta acredita que, entre 90 e 120 dias, a CEF conclua a análise do projeto. O início das obras está previsto para 2010.
Torres disse que está otimista com o andamento do programa federal em Poá, uma vez que ele assumiu o cargo em menos de uma semana. O secretário afi rmou que a administração municipal está com o processo de desapropriação dos terrenos em andamento e a expectativa é de que a área esteja liberada para a construção até o final deste ano. "A prefeitura já entrou em acordo com as partes envolvidas. Acredito que não teremos questionamentos".
Pela maquete digital apresentada aos superintendentes da CEF, as casas serão construídas no estilo "vila inglesa" e cada bloco terá dois andares e quatro apartamentos. As residências contarão com dois dormitórios, um banheiro, uma sala e uma cozinha, e serão destinadas às pessoas que residem em Poá e foram cadastradas no primeiro semestre deste ano pela Secretaria de Promoção Social.
O projeto prevê que as moradias populares vão ser divididas em duas áreas: 272 unidades no primeiro bloco e mais 252 no segundo.
A sugestão do governo será avaliada pelos técnicos da Caixa.
"As construtoras interessadas têm de ser inscritas no banco e recebem uma autorização para avaliar o espaço reservado pela prefeitura para a construção das casas", disse Torres.
Na avaliação do secretário, a região do Jardim Picosse conta com infraestrutura básica, como água, esgoto, energia elétrica e ruas asfaltadas, o que difere de projetos em outros municípios, em que a prefeitura terá de investir em políticas urbanas para a criação das zonas residenciais. Mais de 14,5 mil interessados se inscreveram no programa.
Bilhete Único começa a funcionar na terça
Começa na terça-feira o Bilhete Único municipal em Poá, que permitirá ao passageiro pegar o segundo ônibus sem pagar outra passagem, dentro do período de uma hora.
Ontem à tarde, o prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, assinou o decreto que regulamenta o serviço na cidade. A partir de agora, o usuário dos ônibus municipais terá de efetuar o cadastro no posto denominado "Espaço Radial", localizado na região central.
O novo Cartão Ônibus Municipal Poá (ComPoá) ficará pronto em 24 horas. Segundo o gerente de Relações Públicas da Radial Transporte, Juracy Vieira Salvador, para solicitar o interessado deverá apresentar cópia do RG e um comprovante de residência.
O valor da taxa de emissão não foi informado.
Em seu discurso, Testinha disse que Salvador assegurou ao prefeito que não vai cobrar pelo ComPoá. O gerente não confi rmou esta informação.
De acordo com Testinha, o Departamento de Trânsito será o órgão responsável pela fi scalização do sistema.
A prefeitura estima que levará de uma a três semanas para a implementação e adequação do Bilhete Único às linhas municipais.
A Radial possui hoje 17 ônibus que operam as seguintes linhas: Circular 01 - Vila Perracine, Circular 02 - Via Hospital de Poá, Jardim Nova Poá-Jardim São José e Circular Emília - Via Estação Poá. A cidade tem terminais em três bairros: Jardim São José, Cidade Kemel e na região central. Os veículos foram adaptados com catraca eletrônica e possuem um validador para a leitura dos cartões.
"No futuro, o passageiro poderá recarregar na catraca", garante o prefeito.
O decreto especifica que o usuário que tem o cartão valetransporte ou passe-escolar não poderá utilizar esses bilhetes para se benefi ciar do tempo de uso sem pagar a segunda passagem.
Em caso de perda, furto, roubo ou extravio, o titular deve entrar em contato com a concessionária para solicitar a segunda via.
O preço da passagem de R$ 2,30 será mantido e a empresa preparou um prédio denominado Espaço Radial, na avenida Leonor Bolsoni Marques da Silva, 259, no centro, como posto de recarga dos créditos.
Em caso de dúvidas, a prefeitura colocou o telefone 156 da Ouvidoria para esclarecimentos.
O telefone da Radial é o 4636-3559.

04 setembro 2009

Essa é pra esquecer: membros da Mancha Verde detidos em Poá

Membros da Mancha Verde são detidos

A prisão ocorreu na Estação Calmon Viana, em Poá. O grupo carregava seis bombas e um taco de beisebol

Cinco integrantes da torcida organizada Mancha Verde foram presos anteontem em Poá com seis bombas de fabricação caseira e um taco de beisebol.
Um dos detidos teria confessado à polícia que o bando se preparava para entrar em confronto com uma das torcidas do São Paulo no trajeto ao Estádio do Morumbi.
Por volta das 9 horas, investigadores da Polícia Civil observavam de longe a movimentação de torcedores que seguiam sentido capital. Disfarçados, os agentes estavam próximos à Estação de Calmon Viana, na avenida Brasil. Segundo eles, a possibilidade de haver um confronto entre as torcidas no local era grande.
Quando os torcedores da Mancha Verde surgiram, os policiais os abordaram. O grupo levava seis bombas de fabricação caseira e um taco de beisebol.
Uma equipe do Batalhão de Choque foi acionada para apreender as bombas. Além do armamento, os policiais apreenderam os celulares e as carteiras dos integrantes da torcida. Conforme foi apurado entre os suspeitos, um confronto com os torcedores da torcida do São Paulo ocorreria dentro de uma das composições da CPTM, a caminho do Estádio. Os suspeitos foram presos sob acusação de formação de quadrilha.
Segundo apurou o DAT, a prisão faz parte de um trabalho da polícia que tem como objetivo evitar brigas entre torcidas organizadas antes e depois dos jogos de futebol.
Segundo a polícia, um dos homens teria confessado o objetivo de agredir a torcida rival com os objetos. O grupo foi preso em fl agrante.

Fonte: Diário do Alto Tietê, 01/09/2009

03 setembro 2009

O que as meninas da corte da Expoá 2009 farão de suas vidas com o evento cancelado?






Eleita a Rainha Expoá 2009

A jovem Thais Moura Silva, 16 anos, foi eleita Rainha Expoá 2009 na noite de quinta-feira (6), em evento realizado no salão do XI Paulista.

Quinze candidatas disputaram o título, e a vencedora vai representar a 38ª edição da Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais (Expoá), a ser realizada de 4 a 7 de setembro.Thais mora no Jardim Santa Helena e estuda a 2ª série do segundo grau na Escola Olintho Rheder. Foi sua primeira participação em concurso de beleza.Quinze finalistas realizaram quatro desfiles, e ao final o júri elegeu também, além da Rainha Thais; Letícia dos Santos (1ª Princesa), Náthaly Soler (2ª Princesa), Pâmela Ferreira (Miss Simpatia) e Diamila Si Alemão (Miss Imprensa).O evento foi apresentado pelo ex-BBB (Big Brother Brasil) Tyrso Mattos, e acompanhado por um grande público, além de diversas autoridades como o prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, a primeira-dama e Secretária de Promoção Social, Márcia Bin de Sousa, o vice-prefeito Marcos Borges, o Secretário de Cultura, Douglas Aspasio, entre outras.A faixa foi entregue pelo prefeito Testinha que elogiou o concurso. Thais, emocionada, afirmou estar vivendo um sonho e que se orgulha por ter sido eleita em um concurso tão belo e importante como o que foi realizado pela Secretaria de Cultura.“É realmente muito gratificante e estou emocionada por ter vencido, agradeço a todos que acreditaram em mim e, principalmente, aos meus familiares”, enfatizou.

Fonte: Jornal Notícias de Poá, em 10/08/2009.

Mas:

Poá suspende festa e dá folga para gestantes

Por causa da gripe suína, prefeitura quer evitar aglomeração de pessoas e preservar grávidas, que integram o grupo de risco

O prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, decidiu cancelar a 38ª edição da Exposição de Flores, Orquídeas e Plantas Ornamentais, a Expoá, e deu folga de 30 dias, a partir de hoje, para todas as funcionárias públicas municipais que estiverem grávidas.

Trata-se de medidas preventivas para evitar a propagação do vírus Infl uenza A (H1N1), que causa a gripe suína, e o contágio de gestantes, que integram o grupo de risco. A cidade tem atualmente 14 casos suspeitos em monitoramento.

Prevista para ocorrer entre os dias 4 e 7 de setembro deste ano, na Praça de Eventos "Lucília Gomes Felippe", a Expoá foi cancelada para evitar grande aglomeração de pessoas, o que aumenta a transmissão do vírus. Com a medida, o pedetista acredita que reduzirá as chances de a doença se espalhar pelo município, que até agora não teve nenhum caso confi rmado pela Secretaria de Saúde.

"Diante da falta de estrutura do governo do Estado de São Paulo e da própria prefeitura, fi zemos um debate com representantes da Comissão de Saúde e secretários e resolvemos cancelá-la. Para nós, uma vida é muito mais importante que qualquer festa", argumentou Testinha.

De acordo com o chefe do Executivo, a contratação de empresas para montar a estrutura do evento, como barracas, palco, som e iluminação, bem como as bandas que deveriam apresentar os shows populares, estava em andamento, mas nenhum contrato foi assinado, o que não acarretará em problemas de rescisão, quebra de acordo ou multa por parte das contratadas.

A decisão de dar folga às futuras mães e suspender a Expoá ocorreu ontem à tarde em uma reunião na prefeitura com secretários municipais e a Comissão de Saúde, Educação e Assistência Social da Câmara.

Grávidas - Segundo informações da Secretaria de Administração, menos de 5% do quadro de 2,5 mil servidores deve ser afetado. A estimativa é de que 125 mulheres grávidas sejam atingidas com esta ação do governo. Médicos apontam que as grávidas têm maior possibilidade de contrair a nova gripe. O secretário de Administração Alexandre Provisor explicou que as grávidas terão de apresentar atestado médico ao departamento pessoal.

Fonte: Diário do Alto Tietê, 13/08/2009.

Era bom demais para ser verdade. Eu estava na expectativa para mais uma edição da Expoá, quando foi anunciado o cancelamento, devido à epidemia de gripe suína. E agora? O que as meninas que integrariam a corte do evento farão de suas vidas?

Entrei em contato com a redação do Diário do Alto Tietê solicitando que perguntasse ao secretário de Cultura de Poá o que acontecerá com elas, mas até agora não recebi nenhuma resposta.

Qual será o destino das vencedoras do concurso Rainha Expoá 2009? Você refletiu sobre isso? Pense, e se tiver uma boa resposta, mande aqui para o blog Poá Faz o Show.

Crédito das fotos: 1 - Miss Imprensa 2009 - Diário de Suzano; 2 - Miss Simpatia 2009 - Diário de Suzano; 3 - 2a. Princesa 2009 - Diário de Suzano; 4 - 1a. Princesa 2009 - Diário de Suzano; 5 - Rainha Expoá 2009 - Diário de Suzano.

02 setembro 2009

Estamos só no começo!

A primeira semana do blog Poá Faz o Show é marcada por boas notícias e outras nem sempre agradáveis.
Poá irá instalar novas câmeras
Com orçamento de R$ 2 milhões, prefeitura pretende implantar os equipamentos em pontos estratégicos para ampliar segurança
Poá terá 30 novas câmeras de monitoramento até dezembro deste ano.
A garantia é da secretária municipal de Segurança Urbana, Marlene de Sant´Anna. Na semana passada, a prefeitura conseguiu assegurar o repasse de R$ 2 milhões do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), vinculado à Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, para colocar o projeto em prática. O próximo passo é a abertura da concorrência pública que escolherá a empresa que detém a tecnologia para implementação dos equipamentos. A meta é que o edital seja lançado no próximo mês.
De acordo com Marlene, o prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, quer o que há de melhor no mercado, em termos de tecnologia.
Por isso, no edital, as exigências serão para que as 30 câmeras tenham padrão digital, interligado por fi bra ótica, com imagem em cores, recursos de zoom com alcance de até dois quilômetros, visão 360 graus e aproximação da fisionomia da pessoa de até 400 metros. "Do total de câmeras, cinco serão sem fio. Este projeto é promessa de campanha eleitoral e a menina dos olhos do prefeito", afirma a chefe da pasta.
Por uma questão estratégica, a secretaria não divulga os endereços em que os equipamentos serão fi xados. Alguns dos pontos previstos serão nas entradas e saídas da cidade, região central, Praça de Eventos e bairros como Cidade Kemel, Jardim São José e Calmon Viana.
A central de controle das imagens também não foi divulgada, mas a intenção é que a prefei tura fi rme um convênio com o governo do Estado, para que as polícias Civil e Militar, em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Defesa Civil, possam coordenar este trabalho. "Pelo projeto que foi elaborado, as câmeras auxiliarão os agentes da Defesa Civil a monitorar as áreas de risco e o controle às enchentes", acrescenta o comandante da GCM, Carlos Setsuo Mutou.
Nos próximos dias, Testinha emitirá um decreto que cria o Gabinete de Gestão Integrada, que reunirá membros das secretarias de Segurança Urbana, Governo, Educação, Promoção Social, PM e Polícia Civil, Ministério Público (MP), Poder Judiciário.
A intenção é de que sejam realizadas reuniões mensais.
Fonte: Diário do Alto Tietê, 23/08/2009.
Creches terão mais 850 vagas até 2010
Prefeitura já deu início ao processo de desapropriação dos terrenos onde deverão ser construídas as unidades
Até o ano que vem, Poá deve ganhar 850 novas vagas em creches.
A prefeitura pretende dar início ainda este ano à construção de quatro "supercreches", cada uma com capacidade para atender cerca de 200 crianças.
Além disso, a unidade Flávia Ganeu, na Vila Amélia, será demolida e, no lugar, vai ser erguido um novo prédio, maior e mais moderno. Com isso, o número de crianças atendidas passará de 70 para 120. Atualmente, o déficit de vagas no município é de 600 crianças, mas o secretário de Educação de Poá, Carlos Humberto Martins Duarte, acredita que a fila não vai acabar.
"As creches foram criadas para resolver o problema dos pais que precisavam trabalhar e não tinham onde deixar os filhos. Mas, hoje em dia, esse conceito mudou. Não se vê mais a creche como um depósito de crianças, mas como o início da socialização, um primeiro momento de aprendizagem. Por isso, no futuro, o ideal é que todas as crianças estejam na creche, mesmo aquelas cujos pais não precisam. Elas podem ficar meio período, mas precisam ter esse lado pedagógico. Por esse motivo, acho que dificilmente conseguiremos acabar com o déficit", comentou.
Ontem, a prefeitura publicou dois editais de desapropriação de imóveis em Calmon Vianna e no centro. O primeiro fica na rua José Lopes Mohor, lote 206, e tem 2,5 mil metros quadrados. O segundo está localizado entre a rua João Romeiro e a avenida Vital Brasil, com 2,32 mil m2. Como o processo de desapropriação está no início, nem Duarte nem o secretário municipal de Obras, Paulo Dornelas, souberam informar o valor dos terrenos ou do investimento para a construção das creches. A verba virá da Secretaria de Educação e as unidades serão de inteira responsabilidade do poder público, não tendo parceria com outras entidades.
De acordo com o secretário de Obras, um terreno na rua Dom Pedro II, no bairro Água Vermelha, também está em fase de desapropriação. Segundo ele, a quarta creche será em uma área que já pertence à prefeitura, na Vila Varela.
Duarte afirmou que as novas creches terão uma estrutura diferenciada, com ambientes adequados tanto em termos de proteção quanto acolhimento.
"Elas estarão preparadas para a primeira inserção da criança no mundo. Vão ser muito bonitas. É a creche que eu gostaria para o meu filho", comentou.
Obras ficam prontas no ano que vem
As obras de reforma e modernização da Estação Calmon Viana, em Poá, na Linha 12 - Safi ra, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), serão concluídas até dezembro de 2010. Com um investimento de cerca de R$ 10 milhões, os serviços começaram há 50 dias e os operários estão finalizando a montagem do canteiro de obras.
Do lado de fora da estação é possível ver a placa do governo do Estado com os dados sobre a obra. A CPTM informou que o projeto executivo prevê a construção de uma plataforma de embarque, adequação das plataformas já existentes e da via férrea e a instalação de três elevadores. Também será criada uma nova passarela interna, pré-moldada, que substituirá a atual, feita em estrutura tubular.
Esta era uma das principais reivindicações dos passageiros, que se queixam das difi culdades de acesso à estação.
Além de Calmon Viana, a região da Vila Lúcia ganhará uma passarela, que ligará as ruas Foz do Iguaçu e Calil Haddad.
Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba também serão beneficiadas, com duas passagens cada. O edital para a obra será publicado até o final do ano.
O presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, disse em ocasião anterior que o local receberá um novo mezanino para as bilheterias e as catracas, com acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Ele prometeu que nos próximos dias fará uma inspeção em Calmon Viana para verifi car o andamento do projeto.
Durante os trabalhos, o atendimento ao usuário não será prejudicado, já que o embarque e o desembarque estão sendo remanejados pelas plataformas.
Decreto do Bilhete Único sai em 20 dias
O decreto que regulamentará a criação do Bilhete Único em Poá deve ser publicado em 20 dias. Esta é a previsão da Secretaria Municipal de Administração, responsável por redigir o texto fi nal da publicação. Os vereadores aprovaram o projeto de lei por unanimidade na sessão da Câmara de anteontem. Agora, a proposta vai para a sanção do prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha.
Segundo o secretário municipal de Administração, Alexandre Provisor, o decreto está em fase de elaboração e a prefeitura estuda qual será a pasta que ficará responsável pelo acompanhamento do período de adaptação que a empresa Radial Transporte terá para colocar a medida em prática. Testinha disse que pretende colocá-lo em funcionamento em setembro. O secretário municipal de Obras, Paulo Dornelas, não foi encontrado para dar detalhes sobre o prazo para adaptação da concessionária.
O autor do projeto, Augusto de Jesus da Silva (PRB), disse que a partir de agora vai fiscalizar o Executivo para evitar qualquer transtorno à população. "Não vou interferir no trabalho, mas irei acompanhar", disse.
Uso do cartão - O gerente do departamento de tráfego da Radial, Manoel Ferreira, afirmou que a empresa tem mantido negociações com a administração municipal sobre o assunto e definiu que o passageiro poderá usar o cartão por uma hora sem precisar pagar a segunda passagem.
A atual tarifa de R$ 2,30 será mantida e os postos de recarga serão no Espaço Radial, na avenida Leonor Bolsoni Marques da Silva, 259, no centro.
O gerenciamento das recargas não será terceirizado, como ocorre na capital. Todos os ônibus já dispõem de catraca eletrônica, com dispositivo para a leitura dos cartões (validador).
"Não temos expectativa de aumento de passageiros, pois esta é uma experiência nova", comentou Ferreira. O gerente não soube informar o custo total para a criação do Bilhete Único nas quatro linhas existentes.
O prefeito afirmou que as despesas serão de responsabilidade da operadora.
Praça da Juventude continua só no papel
Prefeitura informou que o terreno destinado à construção da área de lazer já está disponível, mas o Ministério do Esporte ainda não repassou os recursos
Passados quatro meses da visita do ministro do Esporte, Orlando Silva, o projeto da Praça da Juventude de Poá não saiu do papel. A prefeitura afirma que toda a documentação referente ao terreno indicado já está pronta.
A secretária municipal de Esportes, Terezinha Ferreira do Nascimento, disse que enviou os documentos há cerca de dois meses e aguarda o governo federal liberar a verba de R$ 1,5 milhão.
O espaço para o centro de esporte e lazer será num terreno de mais de sete mil metros quadrados localizado ao lado da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae), no Conjunto Alvorada. O tamanho da área segue o padrão recomendado pelo ministério.
Segundo Terezinha, o local é público e estava destinado à construção de uma creche municipal.
"O projeto está em processo. Tudo o que precisávamos fazer já providenciamos. Agora é aguardar a liberação do recurso", afirmou. Ele contou que o órgão federal não informou o prazo para a liberação do dinheiro, mas acredita que, até o final do ano, o valor seja depositado.
A secretária explicou que, para que a Praça da Juventude se concretize, é necessária a assinatura de um contrato com a Caixa Econômica Federal.
O banco é quem autoriza o uso do repasse. Em seguida, a prefeitura é responsável pela abertura da concorrência pública, que escolherá a empresa responsável pela construção do centro de lazer. Passados 45 dias do trâmite da licitação, a previsão do ministério é de que a obra seja feita no prazo de seis a oito meses.
A estrutura básica contará com ginásio poliesportivo coberto, pista de caminhada, espaço para a melhor idade, campo de futebol society, pista de skate, quadra de vôlei de praia e teatro de arena.
Uma vez consolidada, a Secretaria Municipal de Esportes pretende ampliar a oferta de escolinhas de futebol, basquete, vôlei, entre outras modalidades.
Para isso, assegurou a criação do programa Segundo Tempo e aguarda o repasse inicial de R$ 10 mil do ministério.
Resposta: A Assessoria de Imprensa do Ministério do Esporte informou que não há prazo em curso para a liberação, uma vez que a prefeitura fez o pedido, mas o con vênio ainda não foi firmado. Assim que assinar o contrato, o município deve apresentar os documentos à CEF.
O Ministério esclareceu que as prefeituras devem entrar com uma contrapartida, mesmo cedendo o terreno, cujo valor varia de 2% a 10% do total da praça, conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada região.
Testinha vai comprar cinco ambulâncias
O prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, comprará mais cinco ambulâncias para a Secretaria de Saúde no próximo mês. A intenção do pedetista é não renovar o contrato emergencial de aluguel firmado com uma empresa terceirizada que oferece três furgões para o município.
O valor das novas aquisições não foi divulgado.
O pregão ocorrerá em setembro.
Os automóveis funcionarão como Unidades de Tratamento Intensivas (UTI) móveis e levarão os pacientes para os hospitais de referência na região.
O DAT apurou que o custo de cada veículo que o governo municipal comprará será, em média, R$ 15 mil.
O contrato emergencial feito com a Personal Care Comércio e Serviços Médicos vence neste mês.

01 setembro 2009

Fotos de Poá no Wikimedia Commons

Projeto Guri, em Poá - SP.

Vista de Poá ao anoitecer.

Lixeira na Praça de Eventos.

Córrego Campo Grande.

Avenida Nove de Julho.
Trem turístico em Poá.

Terminal de ônibus na Cidade Kemel.

Tapete de Corpus Christi em Poá.

Córrego Itaim.
Feira livre em Poá.

Vista de Poá em foto de Caco Bianchi.


Varrição de rua em Poá.