Tradutor automático

Horário de Brasília

29 janeiro 2010

Poá bairro a bairro: Jardim Medina


Jardim Medina é um bairro do município de Poá, no estado de São Paulo.
O bairro abriga o Hospital Municipal Doutor Guido Guida e a Maternidade Maria de Nazaré. Também é ponto final de uma das linhas do
Consórcio Unileste, que ligam Poá até Mogi das Cruzes, além de linhas de ônibus municipais da Radial Transporte Coletivo que circulam pelo bairro.
Fonte: Wikipédia.

27 janeiro 2010

Ranking de visitas ao blog Poá Faz o Show em 2009

MAIS UMA DA SÉRIE RECORDAR É VIVER: MEU DIA NA ESCOLA COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO

Recentemente escrevi neste mesmo blog sobre lembranças da vida escolar em Poá. Realmente sinto saudades de estudar e, até os dias de hoje, não é nada fácil lembrar de tudo o que aconteceu, desde a primeira série até o último ano da faculdade.
No entanto, alegria era uma das palavras de ordem naquela época, por isso vou contar mais uma das minhas lembranças. Era final de 1995, e enquanto minha irmã Vitória (na época na primeira série) estava participando da cerimônia de entrega do primeiro livro no pátio da escola Padre Simon Switzar, eu (então na segunda) fiquei na sala de aula como se nada tivesse acontecido. Daí veio à minha cabeça a música "Obrigada Deusão", do disco de 1995 da Eliana, cuja capa você confere abaixo.

25 janeiro 2010

Notícias de Poá entre 17 e 23 de janeiro de 2010

O que é que Poá tem: creches, com educadoras muito carinhosas


Uma creche (no Brasil) é um espaço administrado pelo governo (no caso brasileiro, estadual ou municipal), organização não-governamental ou, mesmo, um espaço dentro de alguma empresa onde os pais podem deixar seus filhos (entre zero e dez anos de idade, geralmente) enquanto trabalham. Tais espaços existem para pessoas que não tem com quem deixar seus filhos, seja com conhecidos, ou com babás (Fonte: Wikipédia).
Criança, às vezes, faz birra, não é mesmo? Em Poá há creches espalhadas em toda a área. Elas fazem parte da rede municipal de ensino.

O que é que Poá tem: água; tem muita na Fonte Áurea


A água é uma substância química onipresente que é composta de hidrogênio e oxigênio e é essencial para todas as formas conhecidas de vida.
No uso típico, a água se refere apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado
sólido, o gelo, e um estado gasoso, o vapor de água ou vapor. A água cobre 71% da superfície da Terra. Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos e em outros corpos d'água grandes, 1,6% em aqüíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formada de partículas de água sólidas e líquidas suspensas no ar) e precipitação. Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. Uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufaturados.
A água na Terra se move continuamente por um
ciclo de evaporação e transpiração (evapotranspiração), precipitação e escoamento superficial, geralmente atingindo o mar. A evaporação e a transpiração contribuem para a precipitação sobre a terra.
Limpa, a
água potável é essencial para os humanos e para outras formas de vida. O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e PIB per capita de uma região. No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da população mundial sofrerá com a falta de água potável. A água desempenha um papel importante na economia mundial, ja que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura (Fonte: Wikipédia).
Poá é conhecida por causa da Fonte Áurea, cujas águas eram utilizadas para a cura de diversas doenças. A Fonte Primavera também se localiza na cidade. A água mineral Poá é extraída justamente da Fonte Áurea e é comercializada pela Empresa de Águas Minerais Poá.

MINHA AMIGA COMPLETA IDADE NOVA

DELCIMAR FERREIRA VAI CASAR

Diariamente (exceto às segundas-feiras) compro o Diário do Alto Tietê e fico muito bem informada sobre o que acontece em Poá. Recentemente fiquei radiante ao ler na coluna de Osny Garcez que um repórter desse jornal vai casar com uma profissional que não é do mesmo ramo que ele; este ele é Delcimar Ferreira.
Pelo que li, ele deve subir ao altar em 2 de fevereiro na igreja matriz Nossa Senhora de Lourdes, em Poá, com recepção no salão Batuíra. Desde que comecei a ler, em 2006, ano em que foi fundado, fico sabendo do que acontece na cidade, e algumas dessas reportagens foram feitas por ele. É um repórter que faz questão de cumprir seus horários e compromissos. O Diário do Alto Tietê é um jornal que faz parte da mesma empresa que o Mogi News; Delcimar deve se afastar do trabalho por alguns dias em virtude de seu casamento com a nutricionista Luciana Freire.
O namoro de Delcimar e Luciana completa dez anos. São pessoas que têm jeitos diferentes de comunicar com outros, simpáticos tanto no trabalho quanto em outros setores e serão os mais novos integrantes do time dos casados.

22 janeiro 2010

O que é que Poá tem: a "magia" das estações do ano





Estação do ano é uma das quatro subdivisões do ano baseadas em padrões climáticos. São elas: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Inicialmente o ano era dividido em duas partes, a saber:

  • O período quente (em latim: "ver"): era dividido em três fases: o Prima Vera (literalmente "primeiro verão"), de temperatura e humidade moderadas, o Tempus Veranus (literalmente "tempo da frutificação"), de temperatura e humidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como "estio"), de temperatura elevada e baixa humidade.
  • O período frio (em latim: "hiems") era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"), em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o Tempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.

Posteriormente, para ajustar as estações à posição exata dos equinócios e solstícios, correlacionando-as com a influência da translação associada à mudanca no eixo de inclinação da Terra, convencionou-se, no Ocidente, dividir o ano em somente quatro estações. Vale a pena lembrar que certas culturas ainda dividem o ano em cinco estações, como a China. Países como a Índia dividem o ano em apenas três estações: uma estação quente, uma estação fria e uma estação chuvosa. Já no continente Africano, países como Angola só têm duas estações, a das chuvas, quente e úmida, e o cacimbo, seca e ligeiramente mais fresca, principalmente à noite (Fonte: Wikipédia).

Os moradores de Poá sabem muito bem o que é viver na cidade de acordo com as estações do ano, principalmente quando se trata das roupas que estão na moda! Todos passam por todas as estações todos os anos e no momento estamos no verão; mas esta estação não durará para sempre, no decorrer de 2010 virão as outras três. E ninguém sente medo das consequências climáticas, nem mesmo quando estão acontecendo as fortes chuvas!

Poá bairro a bairro: Jardim Madre Ângela

Jardim Madre Ângela é um bairro do município de Poá, no estado de São Paulo.
Fonte: Wikipédia.

O que é que Poá tem: lugares aconchegantes


Frio é uma sensação dos corpos sencientes. Não há algo caracterizado absolutamente como frio, tal como existe uma definição do calor, já que ele depende de cada pessoa. O frio é um processo sensorial (Fonte: Wikipédia).
Em Poá existem lugares aconchegantes para as pessoas se protegerem do frio; na Igreja da Graça da cidade, por exemplo, há cerca de quatro aparelhos de ar-condicionado para uma temperatura agradável.

NÃO É FÁCIL SOFRER COM ENCHENTES...


Tenho acompanhado nos noticiários o sofrimento do povo poaense que está sendo castigado pelas chuvas que têm caído por esses dias. É só ver uma pessoa sofrendo muito pela perda de alguém que imediatamente me lembro de outros fatos que ocorreram nesta cidade, principalmente no tempo em que eu estudava, quando também já aconteciam estragos por causa das chuvas - e não era nada agradável; eu não podia nem mesmo sair para a rua para fazer o que eu queria.
Nasci e morei até os sete anos na residência localizada na rua Gago Coutinho, onde hoje está à disposição para aluguel. Não lembro de uma época em que choveu muito, mas já existia um rio que ficava ao final de uma travessa. Um rio que não era esgoto aberto, mas era poluído, não se podia nadar nele. No momento em que aconteciam tempestades... a ordem era entrar para dentro de casa, e como eu não era muito de escrever histórias, fazia muitos desenhos, ficava na minha, quieta, ou senão era molhadeira total. Graças a Deus ninguém da minha família sofreu com as chuvas, o muro não caiu, mas restaram apenas ruas de paralelepípedo molhadas... vai entender.
A casa, graças a Deus, não sofria nenhuma goteira, mas a consequência era o quintal todo molhado. E não tinha nada de cheiro ruim, que alívio!
É por isso que fico agoniada quando percebo que, passados cerca de 20 anos, as cenas estão se repetindo em Poá. Quando chegará o dia em que os munícipes terão mais dignidade e respeito por parte das autoridades?

20 janeiro 2010

Ranking de visitas de dezembro

O que é que Poá tem: brincadeiras; quem pode, pode


Brincadeira é a ação de brincar, de entreter, de distrair. Pode ser uma brincadeira recreativa como brincar de "esconde-esconde" ("jogar às escondidas", em Portugal) ou um gracejo, como trocadilhos ou insinuações.
Em Poá as pessoas costumam brincar nas praças ou em casa mesmo.

O que é que Poá tem: tecnologia


Tecnologia (do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:

  • As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
  • As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
  • Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial);
  • A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
  • O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
  • Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).

A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. Freqüentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas (Fonte: Wikipédia).

A tecnologia em Poá está presente nos produtos eletroeletrônicos e, futuramente, também nos robôs. Por mais que as pessoas planejem sair de férias, aproveitando que a tecnologia está se avançando, um dia uma meta pode não dar certo. É bom que os moradores fiquem atentos.

O que é que Poá tem: contos de fada; as bruxas são sempre más


Os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa curta, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns neles do que as fadas propriamente ditas. Alguns exemplos: "Rapunzel", "Branca de Neve e os Sete Anões" e "A Bela e a Fera" (Fonte: Wikipédia).
Em Poá os contos de fadas nunca somem; eles passam de geração em geração.

A DONA DESTE BLOG VIROU ESCRITORA

Fui uma das 173 pessoas que escreveram o chamado "Livro de Todos", em 2008. Fiz questão de representar o Alto Tietê no evento de lançamento da publicação, estive no pavilhão do Anhembi, recebi os três exemplare do livro e acredito que está fazendo sucesso até agora.
Desde 18 de agosto de 2008, diariamente, estou lendo um trecho do livro e espero um dia percorrer todos os municípios do Brasil e que minhas histórias encantem milhões de pessoas.


Esta semana escrevi a história do fictício grupo jovem Montez & Bolton, inspirado no grupo jovem da Igreja da Graça e outros tantos que vi em meus 26 anos de idade. Abaixo está uma imagem da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2008, confira!

DOMINGO TEM PREFEITURA BAIRRO A BAIRRO NO JARDIM ESTELA E ADJACÊNCIAS

18 janeiro 2010

O que é que Poá tem: centro de saúde mental; contra mau humor


Saúde mental é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. Na perspectiva da psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as actividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.
A
Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjectivos, e teorias relacionadas concorrentes afectam o modo como a "saúde mental" é definida (Fonte: Wikipédia).
Em Poá existe um centro de saúde mental localizado próximo ao supermercado Maktub, no final de novembro fiz uma consulta para verificar o tipo de deficiência que tenho e um médico me receitou remédios que só fizeram efeitos colaterais!

A CASA NA VILA PERRELI, SALVA DA ENCHENTE... POR POUCO

EU TESTEMUNHEI O SOFRIMENTO DE POÁ

15 janeiro 2010

Poá bairro a bairro: Jardim São José


Terminal Rodoviário, no Jardim São José.


Jardim São José é um bairro da cidade de Poá, no Estado de São Paulo. O bairro abriga um dos três terminais rodoviários do município, o "Terminal Rodoviário do Jardim São José".

Fonte: Wikipédia.

Crédito da foto: Panoramio.

O que é que Poá tem: serviço de limpeza (levantou poeira)


Limpeza é o ato de retirar impurezas de um corpo, de um material ou de um local (Fonte: Wikipédia).

Em Poá existe um serviço de limpeza que deixa a cidade de pernas para o ar. Este serviço tem vínculo com a secretaria de serviços urbanos.

O que é que Poá tem: Carnaval; com que roupa ir


O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.
Em 2005 o Carnaval de
Salvador, Bahia, Brasil está no Guinness Book como a maior festa de rua do mundo. Recife, Pernambuco, Brasil possui o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada (Fonte: Wikipédia).
Por ser evangélica, estou impedida de falar sobre o assunto neste blog. Peço a compreensão de todos que gostam dessa festa e recomendo que procurem outros blogs sobre o tema para saber novidades. Sinto muito...

13 janeiro 2010

Queria falar de Carnaval, mas infelizmente não posso

O que é que Poá tem: rios, mas não são limpos


Um rio ou flúmen (palavra derivada do latim, em raros casos utilizada em textos poéticos) é uma corrente natural de água que flui com continuidade. Possui um caudal considerável e desemboca no mar, num lago ou noutro rio, e em tal caso denomina-se afluente. Podem apresentar várias redes de drenagem (Fonte: Wikipédia).
Em Poá os rios são todos poluídos. Ou seja, neste verão só podemos nos refrescar nas piscinas das residências, já que o balneário, o único da cidade, não é aberto ao público há algum tempo. Meu apelo é para que o prefeito Testinha crie novos lugares para nos refrescarmos em épocas de calor. Chega de perder tempo suando sem água para acabar com a canseira!

O que é que Poá tem: comunicação


Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.
No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.
O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor. Hoje, é interessante pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação horizontal.
O termo comunicação também é usado no sentido de transportes (por exemplo, a comunicação entre duas cidades através de trens) (Fonte: Wikipédia).
Em Poá, as pessoas se comunicam através de cartas - há uma agência dos Correios - , por telefone - existem orelhões da Telefonica espalhados - e até por e-mail - nas lan houses.

Acredite: Poá embaixo d'água


Na última quinta-feira, após uma tempestade, aconteceu uma coisa que não pude presenciar porque eu estava no sobrado, na Vila Júlia. O centro de Poá transformou-se em um verdadeiro rio!
Água entrou dentro de algumas lojas, que tiveram de fechar suas portas mais cedo. Até sujeira foi parar na praça dos Expedicionários e no futuco centro esportivo que funcionará no antigo Pátio da Feira!
Estas fotos são do jornal Diário do Alto Tietê. Graças a Deus a enchente não fez nenhuma vítima na cidade. Mas certamente teve gente que se molhou naquele dia...

11 janeiro 2010

Notícias de Poá entre 3 e 9 de janeiro de 2010

O que é que Poá tem: plantas, principalmente orquídeas


A flor é a parte das plantas classificadas como angiospérmicas (divisão magnoliophyta) em que se encontram os seus órgãos sexuais.
A função da flor é assegurar a
reprodução e ser um atrativo polínico. Depois da fertilização do óvulo, o ovário transforma-se num fruto, que contém as sementes que irão dar origem a novas plantas da mesma espécie (Fonte: Wikipédia).
Na cidade de Poá há muitas espécies de plantas e flores, principalmente orquídeas. Todos os anos ocorre a EXPOÁ - Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais, no qual as pessoas apreciam as mais diversas orquídeas e compram flores para embelezar os lares.

O que é que Poá tem: biblioteca; livros que encantam


Biblioteca (do grego βιβλιοϑήκη, composto de βιβλίον, "livro", e ϑήκη "depósito"), na definição tradicional do termo, é um espaço físico em que se guardam livros. De maneira mais abrangente, biblioteca é todo espaço (concreto, virtual ou híbrido) destinado a uma coleção de informações de quaisquer tipos, sejam escritas em folhas de papel (monografias, enciclopédias, dicionários, manuais, etc) ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD e bancos de dados. Revistas e jornais também são colecionados e armazenados especialmente em uma hemeroteca.
A disciplina que rege o funcionamento das bibliotecas é a
biblioteconomia, onde as Leis de Ranganathan ou Cinco Leis da Biblioteconomia são os princípios fundamentais (Fonte: Wikipédia).
Em Poá existe a Casa do Estudante, que fica localizada à rua Dr. Emílio Ribas. Tenho vontade de ler o livro "Agora é que são elas", de Paulo Leminski, mas não o encontro em nenhum lugar. Se alguém souber onde encontrar este livro, favor entrar em contato comigo por e-mail: vivian.de.poa@gmail.com.

O que é que Poá tem: emissora de televisão (não da cidade, mas da região); quem quer aparecer na TV?


Televisão (do grego tele - distante e do latim visione - visão) é um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho - o televisor - que recebe também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão . O televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som (Fonte: Wikipédia).
Em Poá existe a TV Diário de Mogi das Cruzes, que é transmitida pelo canal 35 UHF. Ela é uma retransmissora de televisão afiliada à Rede Globo, com sede em Mogi das Cruzes, SP. Atua na Região do Alto Tietê, operando pelos canais 35 e/ou 38 UHF (dependendo do município só é transmitida em um dos canais). Entrou no ar no dia 1 de maio de 2000. Como eu queria aparecer na televisão, principalmente para ver de perto meus jornalistas preferidos na sede da Rede Record! Mas não dá. O jeito é torcer para que o Alto Tietê ganhe uma afiliada da emissora de Edir Macedo e assim acompanhar a programação por esse novo canal.

MAIS UMA HISTÓRIA DA VIDA ESCOLAR


Eu estava na terceira série do então primeiro grau e me encantei com um livro didático chamado Mundo Mágico. Escrito por Lídia Maria de Morais, Mariana Andrade, Edna Perugine e Manuela Vallone, a publicação da Editora Ática trazia o conteúdo completo de Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais e Ciências e Programas de Saúde dessa série. A imagem abaixo é a capa do livro versão apenas Língua Portuguesa.




Tinha bastantes textos interessantes na parte de Língua Portuguesa e eu não me lembrava de qual texto eu gostava mais. A parte de Estudos Sociais abordava temas sobre a cidade e o campo.
Mas não era a primeira vez que utilizara esse livro. Em 1995, na segunda série, também cheguei a usar o Mundo Mágico, mas algum tempo depois foi substituído pelo Descobrindo...
Mas nem tudo eram flores. Em alguns meses do ano letivo eu não conseguia fazer a lição por completo. Daí sobrava para minha então madrasta. Hoje, ainda tenho sede de leitura de livros, principalmente as apostilas do governo estadual. Tudo que aprendi nos meus tempos de escola ainda tem utilidade. Mas perdi o contato com aqueles que foram meus companheiros de sala de aula; alguns fizeram faculdade, outros estão trabalhando e tem gente até que já formou uma família! Já se passaram 14 anos - eu disse 14 - daquela terceira série 7 do Bertha, caracoles! E esta é apenas uma das muitas histórias da minha vida escolar; meus companheiros de 3a. 7 e outros tantos que estudaram comigo continuam vivos e bastante presentes na memória desta pessoa que escreve esta postagem.



POÁ E AS CIDADES DO ALTO TIETÊ JUNTAS NA AMAT











Era final dos anos 1980.

A AMAT - Associação dos Municípios do Alto Tietê foi fundada por poucos municípios. Sem um calendário de reuniões definido, ficou inativa por mais de uma década.

Só em 2001 é que a associação voltou com força total. É o município de Poá em parceria com outros do Alto Tietê - Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Guarulhos também integra a AMAT, tanto que o prefeito desse município é o vice-presidente da instituição.

O ano passado chegou ao fim sem resolver a questão do lixo. A porca torceu o rabo desde que o Brasil foi eliminado pela França e estamos aguardando ansiosamente pelo hexacampeonato. Não é à toa que a quantidade de toneladas de resíduos domésticos subiu de 1500 para 2000 toneladas! Como dizia a Bianca de "Caras e Bocas", é a treva! Mas não posso acusar o ano passado de ter sido um ano ruim para o Alto Tietê, especialmente para Poá, todavia espero que em 2010 seja muito melhor. O ano já começou!

08 janeiro 2010

Poá bairro a bairro: Jardim Ruth



Imóvel no Jardim Ruth.

Jardim Ruth é um bairro do município de Poá, no estado de São Paulo.
Fonte: Wikipédia.
Crédito da foto: L&M Imóveis.

O que é que Poá tem: visões espaciais


O Sistema Solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravítico, e que compreende os planetas, e uma miríade de outros objectos de menor dimensão entre os quais se contam os planetas anões e os corpos menores do Sistema Solar (asteróides, transneptunianos e cometas)
Ainda não se sabe, ao certo, como o sistema solar foi formado. Existem várias teorias, mas apenas uma é atualmente aceita. Trata-se da Teoria Nebular ou Hipótese Nebular.
O Sol começou a brilhar quando o núcleo atingiu 10 milhões de graus
Celsius, temperatura suficiente para iniciar reações de fusão nuclear. A radiação acabou por gerar um vento solar muito forte, conhecido como "onda de choque", que espalhou o gás e poeira restantes das redondezas da estrela recém-nascida para os planetas que se acabaram de formar a partir de enormes colisões entre os protoplanetas (Fonte: Wikipédia).
Quando as pessoas de Poá falam sobre o Sistema Solar, logo passa pela cabeça delas a Lua. De acordo com a Wikipédia, a Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta. Segundo a última contagem, mais de 150 luas povoam o sistema solar: Netuno é cercado por 13 delas; Saturno tem 60; Júpiter possui 63. A Lua terráquea não é a maior de todo o Sistema Solar - Titã, uma das luas de Saturno, é a maior, tendo quase uma vez e meia o tamanho da nossa Lua - mas nossa Lua continua sendo a maior proporcionalmente em relação ao seu planeta. Com mais de 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpo celeste visitado por seres humanos e onde a NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration) pretende implantar bases permanentes. Visto da Terra, o satélite apresenta fases e exibe sempre a mesma face (situação designada como acoplamento de maré), fato que gerou inúmeras especulações a respeito do teórico lado escuro da Lua, que na verdade fica iluminado quando estamos no período chamado de Lua nova. Seu período de rotação é igual ao período de translação. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afetada pelas colisões com meteoritos. É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra, em seguida vem o Sol, com uma participação menor. Pode-se dizer do efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos acompanharem o movimento orbital da Lua, sendo que esse efeito causa um atrito com o fundo dos oceanos, atrasando o movimento de rotação da Terra cerca de 0,002 s por século, e, como consequência, a Lua se afasta de nosso planeta em média 3 cm por ano. A Lua é, proporcionalmente, o maior satélite natural do nosso Sistema Solar. Sua massa é tão significativa em relação à massa da Terra que o eixo de rotação do sistema Terra-Lua encontra-se muito longe do eixo central de rotação da Terra. Alguns astrônomos usam este argumento para afirmar que vivemos em um dos componentes de um planeta duplo, mas a maioria discorda, uma vez que para que um sistema planetário seja duplo é necessário que seu eixo de rotação esteja fora dos dois corpos.

O que é que Poá tem: ateliê de pintura e muitos quadros


A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.
Em um sentido mais específico, é a
arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; muitas das obras de arte mais importantes do mundo, tais como a Mona Lisa, são pinturas a óleo.
Diferencia-se do
desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos.
No entanto, há controvérsias sobre essa definição de pintura. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital, a idéia de que pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura não deve ser ignorada (Fonte: Wikipédia).
Em Poá, além das escolas que ensinam a arte de pintar, existem ateliês de pintura, como a de Shirley Casarini, que fica dentro da loja Casa Show, e o Del Carlo, na avenida Brasil.

POÁ POSSUI AS CASAS BAHIA

O tempo passa voando e nós até esquecemos dos muitos momentos que passamos na cidade onde moramos.
As Casas Bahia se instalaram inicialmente no imóvel onde hoje é o NAP - Núcleo de Atendimento à População. Atualmente a loja funciona nos números 236 e 250 da avenida Nove de Julho.


06 janeiro 2010

Bem-vinda, Jeruza!


Após o falecimento de Welington Lopes, ocorrido no último dia 14, Jeruza Lisboa Pacheco Reis tomou posse como a segunda vereadora da história de Poá. Ela havia sido eleita primeira suplente nas eleições de 2008, com 1035 votos.
O blog Poá Faz o Show deseja boas-vindas e que ela tenha um ótimo mandato.
Em tempo: a era Welington terminou.

O que é que Poá tem: dança; ela nos faz acreditar


A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados, é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, como ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi-se desvinculado das particularidades do teatro.
Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "videodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico (Fonte: Wikipédia).
Em Poá, além das academias de dança, existe o Centro Municipal de Dança e Ginástica. No próximo mês, serão abertas as inscrições para as turmas de 2010, que serão formadas por moradores da cidade entre 6 e 49 anos. As modalidades são ballet clássico, jazz, dança do ventre, dança de rua, dança de salão e ginástica. Parte dos alunos do centro participam de eventos voltados à área, como aconteceu, por exemplo, em São Caetano do Sul, onde, em junho de 2008, a turma de dança do ventre conquistou o terceiro lugar num concurso no qual participaram apenas grupos que se dedicam exclusivamente a esta arte. O evento intitulou-se "Domingo Mágico".

O que é que Poá tem: cunicultura, criação de coelhos


Como corpo de conhecimentos, cunicultura é a parte da zootecnia especial que trata da criação de coelhos. Como atividade pecuária é o conjunto de procedimentos técnicos e práticos necessários à produção de carne, pele e pelos de coelhos ou criação do animal em condições especiais para uso como cobaias de laboratório. Tendo de gestação uma coelha 31 dias até o nascimento dos filhotes (Fonte: Wikipédia).
Geralmente, em Poá, a cunicultura ocorre na zona rural.