Tradutor automático

Horário de Brasília

02 outubro 2009

ENEM adiado. Por quê?

Cancelamento do Enem afeta 19 mil

Estudantes do Alto Tietê terão pelo menos mais 30 dias para estudar até que uma nova data para o exame seja marcada

O cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria aplicado neste fim de semana, abalou os mais de 19 mil candidatos inscritos na região do Alto Tietê.
De acordo com a coordenadora dos cursos preparatórios pré-vestibular do Colégio Objetivo, Vera Lucia da Costa Antunes, os participantes foram prejudicados em dois pontos: na questão emocional, já que nos últimos meses foi necessária uma preparação para enfrentar o novo modelo do exame, e logística, porque a maioria dos estudantes terá de fazer o Enem no mesmo dia em que alguns vestibulares estão marcados.
Para os estudantes, a única coisa boa na prorrogação será a possibilidade de estudar mais.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que não será necessário fazer outra inscrição e os candidatos serão informados por carta sobre a nova data, que deve ser dentro de 30 a 45 dias.
Para a estudante do cursinho preparatório do Objetivo Maitê Sales Perna Fagundes, de 18 anos, o vazamento do conte údo da prova foi um "tapa na cara do governo".
"Foram mais de 4 milhões de estudantes prejudicados.É inaceitável que uma prova deste porte não tenha um esquema de segurança intensivo.Existe ainda o agravante que este é o primeiro ano em que o exame será aplicado no novo modelo. O governo queria que o Enem viesse de cara nova, com uma super credibilidade", comentou.
A jovem prestará vestibular para Medicina em duas universidades federais, que utilizam o resultado do Enem como a 1ª fase do processo seletivo.
A coordenadora do cursinho aponta outra questão importante.
No mês de novembro, todos os fins de semana terão vestibular nas universidades federais e estaduais. "Se o governo pretende aplicar a prova dentro de 30 ou 45 dias, com certeza vai coincidir em um fim de semana em que tem prova marcada. Vai desgastar os estudantes", ressaltou.
Para Luís Henrique Marins, 20, os dias a mais até a data do exame serão sinônimo de mais estudo. "Alguns conteúdos eu não tinha assimilado. Não estava preparado. Vou aproveitar para estudar mais. Fiquei surpreso, mas será bom".
De acordo com o Ministério da Educação, os alunos não precisam fazer a inscrição novamente.
A nova data do exame, que deve ser divulgada nos próximos dias, será informada aos candidatos por carta, mensagem de celular e e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário