Tradutor automático

Horário de Brasília

23 novembro 2009

Notícias da semana para os poaenses

Festas de fim de ano próximas, e tenho de pegar pesado com assuntos a serem tratados durante o Natal e o Ano Novo. Inclusive, o tradicional amigo secreto do grupo Compromisso Jovem. Mas as notícias não param em Poá e por isso posto o que aconteceu durante a semana passada na cidade. Confira:
Assinante de 100 anos é leitor fiel do DAT
Apesar da idade avançada, há mais de dois anos o aposentado José Gaby lê o jornal inteiro todos os dias. Não tem uma editoria que não desperte seu interesse
A rotina diária do aposentado José Gaby, de 100 anos, é sempre a mesma. Após acordar às 8 horas da manhã, trocar de roupa e tomar seu café, ele senta em sua poltrona favorita e lê o DAT para saber as notícias da região. Gaby começou a assinar o jornal em junho de 2007 e hoje é um dos mais assíduos leitores.
Morador da avenida Vital Brasil, no centro, Gaby tem uma visão privilegiada da janela de sua residência. Em frente, a moderna Praça da Bíblia. Atrás da área verde, o novo prédio da Câmara. Foi pelo DAT que o aposentado acompanhou a evolução das obras destes dois equipamentos públicos, terminadas em 2007 e 2008.
A governanta Lucia Gonçalves Vieira explica que o aposentado sempre teve hábito de leitura e a ideia de assinar periódicos partiu dela. "Quando vim para cá, ele não lia jornal nenhum. Vivia catando papéis para ler em tudo quanto é canto. Agora, quando vê as novidades, isto ajuda na saúde mental dele", diz. Independentemente da editoria, Gaby lê as 12 páginas na íntegra, desde as colunas "Olho Vivo" e "Tribuna Livre", e suas polêmicas notas, passando pelas editorias de Cidades com as principais reportagens, Esportes e os resultados da rodada, Variedades e as sequencias das novelas, entre outras. "Recebi o jornal hoje e já li tudo", conta o ex-funcionário público, já com dificuldades em sua fala. Gaby já foi personagem de uma matéria do DAT, quando comemorou seus 100 anos, em março deste ano. Seu Nhonhô, como é conhecido, é de uma família já tradicional em Poá. Nascido no bairro do Belenzinho, em São Paulo, foi lá que ele se apaixonou pelo Corinthians. Nhonhô viveu boa parte de sua vida na capital paulista, onde se casou e teve quatro filhos. Após se aposentar, ele se mudou para Poá, onde seu filho mais velho morava.
Uma das tradições da família é a decoração da fachada da casa na época do Natal, que chama a atenção de quem passa. Em 2009 não vai ser diferente, já que os filhos de Gaby já começaram os preparativos. A montagem deve ter início na próxima semana e a previsão é que seja concluída até 6 de dezembro. O aposentado já ganhou diversos prêmios e concursos de melhor decoração natalina e garante que vai manter o hábito.
Funcionário da Transbahia diz que foto onde aparece é montagem
A Câmara de Vereadores de Poá continua ouvindo testemunhas sobre o caso Transbahia. Ontem um funcionário da empresa de varrição, Antonio Carlos Gomes, disse à Comissão Processante (CP) que investiga as possíveis irregularidades na contratação da empreiteira que uma foto em que ele aparece com uma vassoura na mão -uma das provas apresentadas pela denúncia - foi uma simulação. As imagens foram entregues por um ex-funcionário da prefeitura, Marcelo de Lima Ferreira, como prova de que a Transbahia estaria prestando serviços para a administração municipal antes mesmo de ser contratada em caráter emergencial.
Gomes confirmou que a pessoa que aparece na foto é ele e que a intenção seria fazer uma espécie de propaganda do trabalho desenvolvido pela Transbahia. "Fizemos estas fotos para fazer uma simulação de serviço", disse o servidor, que também trabalhou na Delta Construções S/A, empresa que era responsável pelos serviços de limpeza urbana na gestão anterior.
Na foto o trabalhador aparece com uma vassoura, sem uniforme, próximo de um ponto de táxi da Praça da Bíblia, no centro. No papel está impressa a data de 2 de janeiro de 2009, o que atestaria que a empresa operava no município antes de sua contratação, feita seis dias depois. A CP pediu uma perícia técnica para avaliar se as fotos foram montadas.
O presidente da comissão, vereador Augusto de Jesus Silva (PRB), afirmou que vai solicitar à presidência da Câmara para intimar, por via judicial, os funcionários Jorge Sebastião de Oliveira, José Gomes dos Santos e Edson Jorge do Nascimento. Oliveira chegou a assinar a intimação, mas não compareceu ao depoimento. Santos e Nascimento se recusaram a falar. "Se preciso for, faremos uma acareação entre as testemunhas, para ver quem está dizendo a verdade", acrescenta.
A comissão ainda aguarda o envio de cópias dos contratos da prefeitura com a Transbahia e a Delta. O prazo de trabalho do grupo vence na próxima segunda. Diante das dificuldades em ouvir os intimados, a fase de depoimentos está suspensa.
A CP também vai questionar as ausências do vereador Edson Rodrigues (DEM) nos trabalhos de investigação. Pela segunda vez o democrata não compareceu ao depoimento e sua função de membro da comissão deve ser questionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário